quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como Cultivar Plantas Em Vaso





Nada mais natural, que trazer para dentro de casa um pouco da natureza, e a maneira mais usada para isso é o cultivo de plantas em vasos.
Para que nossas plantas mantenham-se viçosas é necessário que tomemos alguns cuidados no cultivo, pois devemos lembrar que as plantas são seres vivos, e necessitam de cuidados para que mantenham-se saudáveis.
Água - antes de comprar o seu vaso, é preciso saber qual a necessidade hídrica da planta adquirida. Mas independente de sua necessidade, é importante saber que as regas devem obedecer uma constância. De nada adianta esquecer de regar um dia e compensar isso regando em demasia no outro. Folhas e botões que apodrecem e caem, são sinais que as regas estão sendo excessivas; assim como plantas murchas e pendentes são sinais de falta d'água.
Luz - as plantas indicadas para dentro de casa são as de sombra ou meia-sombra. Mas mesmo estas precisam de uma certa quantidade de luz para a realização de fotossíntese. Se a iluminação natural não for suficiente para você ler um texto de letras miúdas, também não é adequada para suas plantas.
Temperatura - as plantas precisam estar em ambientes arejados, mas sempre tomando cuidado com correntes de ar, pois a mudança brusca de temperatura pode ressecar a folhagem. Pelo mesmo motivo, devemos atentar para vasos colocados em sacadas de apartamentos, onde predominam ventos fortes.
Adubação - assim como nós, as plantas necessitam de alimentos que podem ser obtidos através de adubação orgânica ( húmus de minhoca, farinha de osso , composto) uma vez por ano; ou adubação química ( o famoso NPK) uma vez por semana.